A exposição Brasil de susto e sonho: um panorama da obra de Rivane Neuenschwander apresenta a trajetória da artista visual mineira, marcada pela sensibilidade cotidiana, pelo engajamento político e pela criação coletiva. Com curadoria de Fabiana Moraes, a mostra reúne obras emblemáticas, trabalhos inéditos no Brasil e produções criadas especialmente para o Itaú Cultural. Entre elas, a instalação Dream.lab, desenvolvida a partir de oficinas com crianças, explora os significados dos sonhos e sua potência de imaginar outros futuros possíveis.
Brasil de susto e sonho é um convite ao encantamento, à imaginação e ao engajamento diante das urgências do presente.
Desenvolvi a identidade visual e a comunicação da exposição. O logo tipográfico reflete a dualidade entre “susto” e “sonho”, destacando as palavras principais de forma forte e clara. Simples e direto, foi construído apenas com tipografia, valorizando a força das palavras e sua disposição no espaço, explorando o conceito de realidade x fantasia.
As tipografias Antipol e Affairs foram combinadas para representar o contraste entre sonho e susto. Algumas letras foram modificadas, inspiradas na sombra de uma obra de Rivane, reforçando a identidade do projeto. O design inclui também uma forma que remete a uma borboleta ou a um elemento de sonho em forma livre, fortalecendo o conceito da exposição.
Itaú Cultural, 2025
Curadoria Fabiana Moraes
Projeto expográfico Isa Gebara
exposição: rivane neuenschwander














